Tratamentos

ARTRODESE DA COLUNA

A artrodese da coluna é uma das técnicas cirúrgicas mais utilizadas no mundo. Consiste na fusão de duas ou mais vértebras com o intuito de se eliminar a movimentação dolorosa local. A técnica é utilizada no tratamento de instabilidades focais, alterações degenerativas, hérnia de disco, espondilolistese, estenose de canal e deformidades tais como a escoliose idiopática, além de uma variedade de outras enfermidades da coluna tanto cervical, torácica ou lombar.

ARTROPLASTIA

(PRÓTESE)

A artroplastia consiste na substituição do disco intervertebral doente por uma prótese, com o intuito de se preservar o movimento da coluna, aliviando a dor. Na artrodese apenas a capacidade de carga é substituída, mas a movimentação do nível operado é perdida. Assim sendo, constitui-se numa técnica moderna e resolutiva para o tratamento de determinadas patologias da coluna.

CIMENTAÇÃO VERTEBRAL

O envelhecimento da população e o aumento da parcela de pessoas com osteoporose têm aumentado os casos de fraturas dos corpos vertebrais. Para o seu tratamento, injeta-se cimento ósseo no interior do corpo vertebral, com o objetivo de estabilizar os movimentos, que são os causadores da dor.

CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS

Os procedimentos minimamente invasivos da coluna são hoje o que existe de mais avançado em tratamento cirúrgico no mundo.
Considera-se minimamente invasiva toda cirurgia que apresenta menor agressão aos tecidos do corpo. As menores incisões geram menores cicatrizes e o tempo de recuperação do paciente é reduzido. Alguns exemplos desses procedimentos seriam as injeções espinhais e as mini-incisões para as técnicas de fusão vertebral.

DISCECTOMIA

A discectomia consiste  na retirada da hérnia de disco, podendo ser realizada em qualquer região da coluna vertebral. Pode ser realizada através de pequenas incisões ou de forma endoscópica. Geralmente geram alívio imediato da dor, tendo excelentes resultados clínicos.

© Dr. Aurélio Arantes - Todos os Direitos Reservdos